quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Ginástica localizada para mulheres

A prática regular de atividade física sempre esteve ligada à imagem de pessoas saudáveis. Antigamente, existiam duas idéias que tentavam explicar a associação entre o exercício e a saúde: a primeira defendia que alguns indivíduos apresentavam uma predisposição genética á prática de exercício físico, já que possuíam boa saúde, vigor físico e disposição mental; a outra proposta dizia que a atividade física, na verdade, representava um estímulo ambiental responsável pela ausência de doenças, saúde mental e boa aptidão física. Hoje em dia sabe-se que os dois conceitos são importantes e se relacionam.

No Brasil, o sedentarismo é um problema que vem assumindo grande importância. As pesquisas mostram que a população atual gasta bem menos calorias por dia, do que gastava há 100 anos, o que explica porque o sedentarismo afetaria aproximadamente 70% da população brasileira, mais do que a obesidade, a hipertensão, o tabagismo, o diabetes e o colesterol alto. O estilo de vida atual pode ser responsabilizado por 54% do risco de morte por infarto e por 50% do risco de morte por derrame cerebral, as principais causas de morte em nosso país. Assim, vemos como a atividade física é assunto de saúde pública.

Na grande maioria dos países em desenvolvimento, grupo do qual faz parte o Brasil, mais de 60% dos adultos que vivem em áreas urbanas não praticam um nível adequado de exercício físico. Esse problema fica mais claro quando levamos em conta os dados do censo de 2000, que mostram que 80% da população brasileira vive nas cidades.

Os indivíduos mais sujeitos ao sedentarismo são: mulheres, idosos, pessoas de nível sócio-econômico mais baixo e os indivíduos incapacitados. Observou-se que as pessoas reduzem, gradativamente, o nível de atividade física, a partir da adolescência.

E foi pensando em atender nesse grupo de pessoas e possibilitar uma melhor qualidade de vida à elas que a Fundação Bênçãos do Senhor (FBS) criou a ginástica para as mulheres

A ginástica localizada acontece no Centro Social Bênção do Senhor (CSBS), de 2ª a 6ª feiras no horário das 9h às 10h, para mães da crianças atendidas pela FBS. Ao termino das aulas o professor coloca mensagem de reflexão, para relaxamento.

Além das aulas de ginástica o CSBS busca trabalhar a turma, buscando maior integração para que as participantes compreendam o espaço não apenas como uma academia e sim um Centro Social. Por isso, a todo o momento são inclusas outras atividades como: palestras, festas, passeios e reuniões propostas pelo Centro Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário