quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Psicologia

O atendimento psicológico no Centro Social Bênçãos do Senhor tem como foco o acompanhamento familiar e social. Crianças participantes das oficinas e ainda pessoas da comunidade são beneficiadas pelo serviço.

Além do atendimento, às crianças contam com diversas modalidades de serviço, como: atendimentos individuais, atendimento familiar, visita domiciliar, acompanhamento e orientação em sala de aula das oficinas e creche.

Existe hoje uma demanda grande da comunidade para o atendimento clínico psicológico. Tem mais de 52 pessoas na fila de espera aguardando uma vaga. O volume de trabalho vem aumentando significativamente, demonstrando o quanto à comunidade acredita e valoriza o setor de psicologia da instituição. Há pacientes que são usuários da Rede Pública e recebem encaminhamento do posto de saúde local, escolas da comunidade e Conselho Tutelar.

Além do atendimento clínico são oferecidas inúmeras modalidades, são elas:
  • Oficinas Sócias Educativas e Creche: Atua nas questões subjetivas, nas relações interpessoais e proporcionando aos docentes e demais profissionais da Educação uma reflexão sobre suas práticas. Nas salas de aula, os professores da FBS observam as demandas e o comportamento dos alunos, a fim de oferecer um suporte técnico quando se faz necessário.
  • Atendimento Clínico Psicológico: Os atendimentos clínicos são realizados na sala da Psicologia, em consultas com duração de 30 minutos. Atendendo a demanda interna e externa da comunidade e da própria instituição.
  • Grupo Intergeracional: Este grupo é realizado quinzenalmente, para mulheres com a faixa etária a partir de 30 anos. A inserção acontece através da demanda interna e externa, atendendo pessoas com queixas de depressão, síndrome do pânico, problemas emocionais e familiares e entre outros.
  • Grupo de Adolescente: Este grupo atende adolescente com a faixa etária entre 12 a 14 anos e 9 meses. A equipe técnica responsável é composta por uma fonoaudióloga e uma psicóloga. A queixa principal vem dos familiares em lidar com as situações referentes à idade, tais como: Falta de diálogo, dificuldades escolares, timidez e o despertar da sexualidade. Recentemente os profissionais desta área vêm percebendo uma mudança no perfil, pois entraram adolescentes com distúrbios emocionais e depressão.
  • Grupo Amigos da Família: Participam deste grupo os pais que tem seus filhos inseridos nas Oficinas Sócio-Educativas e na Creche. Através das observações em sala de aula e relatos das educadoras das oficinas e professoras da creche, os responsáveis são convidados a participarem dos encontros, onde é realizado debates, dinâmicas em grupo e leituras de textos reflexivos a respeito das dificuldades dos relacionamentos familiares. Principalmente no que tange a educação dos filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário